O Brasil passou nos últimos anos por uma série de mudanças ambientais, impulsionadas por diferentes processos que interferem de maneira direta ou indireta na dinâmica de evolução de uso e cobertura da terra. Estes processos relacionam-se com conjunturas político-sociais, legislativas, estruturais etc. Podemos dizer que quando articulamos esta multiplicidade de processos aos diferentes ecossistemas existentes no Brasil, temos uma grande diversidade de questões a serem investigadas, problemas a serem mitigados e cenários a serem planejados.

Para entender as mudanças destes espaços faz-se necessário a obtenção de contribuições baseadas em dados ambientais capazes de subsidiar a compreensão do funcionamento dos diversos sistemas integrados ao homem e a natureza. A área das investigações associadas as Geotecnologias se expandiram, nos últimos 30 anos. Várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas nas diferentes IES do Estado do Rio de Janeiro utilizando Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, e outras tecnologias para os processos investigativos das mais diferentes temáticas ambientais. Isto porque elas permitem diagnósticos eficientes, propõe soluções de baixo custo e cria alternativas inteligentes para os desafios enfrentados face às mudanças aceleradas que observamos em nosso território.

Por isso eventos com o perfil da JGEOTEC tem um papel muito importante para o desenvolvimento científico do país.  A multiplicidade de áreas que necessitam dos insumos e análises produzidos por esta área de conhecimento são muito e importantes, e vão desde o planejamento urbano, agricultura, meio ambiente, dentre outros.

Diante disso, a Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro (JGEOTEC) é um evento de abrangência nacional, realizado no estado do Rio de Janeiro e organizado por professores e alunos na área das Geotecnologias e Geoinformação de instituições de ensino superior. O evento tem como objetivo principal a realização de um evento acadêmico inclusivo e de articulação entre graduação e pós-graduação, contribuindo para a formação e divulgação científica.