A informatização vem sendo introduzida na educação básica contudo, ainda são necessárias análises objetivas sobre sua contribuição no ambiente escolar.

GEOTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO AVALIAÇÃO PRÁTICA DE SEU POTENCIAL

Autora: Angelica Carvalho Di Maio

A informatização vem sendo introduzida na educação básica; contudo, ainda são necessárias análises objetivas sobre sua contribuição no ambiente escolar. Esta obra se insere nesse contexto, obtendo, a partir de teste na área de Geografia, indicadores do desempenho e da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Dessa forma, este trabalho avaliou o ensino informatizado e pela Internet envolvendo geotecnologias, bem como gerou em ambiente digital o meio para essa avaliação. Foram desenvolvidas unidades instrucionais digitais, abrangendo cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, em consonância com as orientações curriculares oficiais. Realizou-se a avaliação do material gerado junto aos professores e alunos de duas escolas públicas em SP, que indicou aproveitamento geral positivo e aceitação dessa nova opção de ensino. As informações dos alunos e professores forneceram indicadores e orientações quanto à incorporação de novas tecnologias para melhoria do ensino médio, em particular, na escola pública.