Em 2011, professores e pesquisadores de diferentes universidades do estado do Rio de Janeiro constataram, a partir de reuniões em diferentes fóruns acadêmicos, a importância do estado como um importante polo de pesquisas em geotecnologias, não só pela formação de profissionais que atuam nos mais diferentes setores, como pela geração de conhecimento teórico e aplicado em diferentes áreas da ciência. Um exemplo é a ampla participação de alunos e pesquisadores destas universidades nos eventos científicos relacionados às geotecnologias, sendo comum a aprovação de trabalhos em diferentes eixos temáticos e ainda premiações de melhor trabalho em diversas sessões. Isto comprova a dimensão qualitativa e quantitativa das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas universidades do Estado do Rio de Janeiro, e a importância que têm para o avanço das pesquisas com as diferentes Geotecnologias no cenário nacional.
Com esta motivação, a primeira JGEOTEC teve como objetivo realizar uma melhor integração das pesquisas que vinham sendo realizadas nas universidades do estado do Rio de Janeiro, ampliando as trocas de conhecimento produzidos no campo das geotecnologias. Esta articulação foi promovida entre professores pesquisadores atuantes na maioria das instituições acadêmicas presentes no estado, contando ainda com a participação de alunos de graduação e pós-graduação destas instituições.
A primeira Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro foi realizada na UFRJ, no Instituto de Geociências do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, IGEO/CCMN, em 2011. Este evento contou com a participação de 64 alunos, com apresentação de 12 trabalhos em sessões orais e 22 trabalhos em sessões de painéis. O evento contou ainda com duas mesas redondas, uma palestra de abertura e 4 minicursos.
Definido como um evento bianual, a segunda JGEOTEC foi realizada de 11 a 13 de setembro de 2013, em conjunto com o 4° Congresso Brasileiro de Geoprocessamento, no Centro de Convenções Sul América (bairro da Cidade Nova, Rio de Janeiro). Além dos 33 trabalhos em sessões de painéis e 12 trabalhos em sessões orais, os alunos participaram como ouvintes em 3 mesas redondas e também como visitantes nos stands de empresas e sessões técnicas.
Após a realização da segunda JGEOTEC, foram feitas solicitações de alunos e professores para que ampliássemos a nossa atuação para fora do Rio de Janeiro, incentivando a submissão de trabalhos e participação de alunos de outros estados, o que acabou se tornando realidade. O evento em sua terceira edição, portando, passe a ter uma abrangência nacional. Desta forma, a terceira edição da JGEOTEC foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN/UFRJ. Em sua programação tivemos a realização de 5 minicursos, apresentação de 14 trabalhos em sessões orais, apresentação de 38 trabalhos em painéis, 3 mesas redondas e palestras além de uma corrida de orientação.
A quarta edição da JGEOTEC, realizada em 2018, foi realizada na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e teve como característica muito importante a aderência de outros cursos, além da Geografia, na submissão de trabalhos e participação dos alunos. O evento contou mais uma vez com a realização de minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos em sessões orais e de painéis. Toda a programação pode ser consultada a partir do site http://r1.ufrrj.br/jgeotec/.
A quinta Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro foi realizada em 2020, e em função da pandemia de Coronavírus, teve todas as suas atividades sendo apresentadas inteiramente em formato remoto. No evento tivemos minicursos, mesas, e apresentações de trabalho. Como o evento foi realizado de maneira inteiramente remota, e todas as atividades foram abertas ao público em geral, se tornou muito difícil estimar o impacto do evento. Porém, podemos pontuar que até março de 2022 a palestra de abertura teve 931 visualizações, a primeira mesa temática teve 487 visualizações e a segunda 424 visualizações no Youtube. Além disso, foram oferecidos 11 minicursos, que totalizaram até março de 2022 3.607 visualizações. Atualmente, o canal do YouTube criado para o evento conta com 770 inscritos.
Nesta quinta edição, além da participação de pessoas de todas as regiões do Brasil, também tivemos a participação de pesquisadores de outros países, como Portugal, Moçambique, Argentina e outros. Outro fato importante é que, como o canal do evento continua ativo, o conteúdo gerado em 2020 ainda é continuamente acessado. A consulta ao material produzido é feita tanto de forma pontual (em certos países como Peru) como de maneira massiva por certos estados brasileiros, indicativo que o material produzido tem servido de subsídio para aulas no período de ensino remoto nas universidades públicas do país.
Levando em consideração todo seu histórico de construção e sua situação atual, a VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal a realização de um evento acadêmico inclusivo e de articulação entre graduação e pós-graduação, o que o torna um evento específico quando comparado a outros eventos da área. Além disso, a nova edição do evento, foi realizada em formato híbrido (com atividades presenciais e remotas), levando as atividades presenciais a diversas instituições no Rio de Janeiro.